Oficinas

As oficinas são espaços de aprendizado e partilha do potencial terapêutico da literatura. São momentos muito ricos para mim, pois é quando eu compartilho o meu conhecimento sobre a Biblioterapia e crio redes para expandir ainda mais essa prática. Podem ser realizadas em diversos contextos (escola, universidade, empresa, ongs ou mesmo entre um grupo de amigos) e em qualquer lugar do Brasil.

Quer conhecer e se encantar com o universo da Biblioterapia? É só entrar em contato que eu levarei uma das minhas oficinas até você!

Biblioterapia: desvendando o potencial terapêutico da literatura
Apresentação: Tem como objetivo despertar o interesse pela temática da Biblioterapia. É uma oficina introdutória para quem quer conhecer um pouco da teoria e da prática da Biblioterapia. A metodologia é vivencial, onde os participantes poderão compreender na prática o potencial terapêutico da literatura. Público-alvo: Público em geral, mas pode ser aplicada para grupos de profissionais como bibliotecários, professores, pedagogos, psicólogos, medidores de leitura, dentre outros grupos. Carga-horária: 8h.

Biblioterapia como recurso para o desenvolvimento humano
Apresentação:
O objetivo desta oficina é apresentar a Biblioterapia como um recurso que pode ser utilizado em diferentes contextos a fim de potencializar o desenvolvimento do ser humano por meio das histórias literárias. O conteúdo engloba: os fundamentos teóricos da Biblioterapia, a relação da literatura com o desenvolvimento humano, o método biblioterapêutico, a prática e a escolha de textos com potencial terapêutico e como usá-los. Público-alvo: Profissionais de diversas áreas que tenham interesse de conhecer e utilizar esse recurso, tais como bibliotecários, professores, pedagogos, psicólogos, medidores de leitura, dentre outros. Carga-horária: 10h.

Biblioterapia na Prática
Apresentação:
A proposta desta oficina é aprofundar o conhecimento na prática da Biblioterapia e apresentar exemplos da utilização do potencial terapêutico da literatura a partir de obras selecionadas. É um encontro vivencial com o objetivo de apresentar na prática os princípios da Biblioterapia. Público-alvo: mediadores de leitura, bibliotecários, professores, pedagogos, psicólogos, estudantes e demais interessados. Carga-horária: 4h.

Programa de Leitura e Relaxamento
Apresentação:
O objetivo é promover uma sequência de encontros focados em obras de determinado autor, a fim de trabalhar o método biblioterapêutico que prevê que as histórias literárias (conto, poesia, romance) são capazes de despertar sentimentos e pensamentos, promover a empatia e ampliar o olhar para si mesmo, para o outro e para o mundo a nossa volta. Os encontros podem ser semanais ou quinzenais e neles são trabalhadas técnicas de respiração, relaxamento e concentração a fim de criar um ambiente propício para potencializar o encontro dos participantes com as histórias. Ideal para ser aplicado em empresas e instituições de ensino. Público-alvo: adolescentes e adultos. Carga-horária: 2h cada encontro.