Ninguém tem tempo para ler. Isso é fato! Será?

“A qual fração do meu tempo disponível vou subtrair essa hora de leitura cotidiana? Aos colegas? À tevê? Às saídas? Às noites passadas com a família? A meus deveres?

Onde encontrar o tempo para ler?”

Quem nos faz essa indagação é o escritor Daniel Pennac no seu livro ‘Como um romance’, escrito lá pelos meados da década de 90. Numa época em que não se falava de internet, muito menos de redes sociais.

A questão da falta de tempo para ler não é coisa nova, nem exclusivamente nossa que vivemos na Era da Informação, rodeados de estímulos e um monte de outros afazeres a ocupar nosso tempo e nossas mentes.

Para Pennac: “A vida é um entrave permanente à leitura”. Daí que ele lança uma frase que eu adoro e compartilho aqui para que você possa refletir e até mesmo fazer um quadro e pendurar na parede para não esquecer:

“O tempo para ler é sempre um tempo roubado”
(Daniel Pennac, ‘Como um romance’, p.107)

Cabe a você decidir de onde você irá roubar um pouquinho do ‘seu’ tempo para se dar ao prazer da leitura. Sei que não é tarefa fácil, porque vejo que muitos não possuem um tempo que é ‘seu’. Nosso tempo foi loteado e é habitado por outros que não nós mesmos. E essa discussão filosófica vai longe…

Mas, voltando à leitura. Pennac vê uma relação muito íntima da leitura com o amor. Para ele, “o tempo para ler, como o tempo para amar, dilata o tempo de viver”.

E é a pura verdade! Uma verdade que já foi até mesmo comprovada cientificamente por pesquisadores da  Universidade de Yale, que em 2016 publicaram artigo afirmando que quem lê livros vive mais. Clique aqui e confira. 

Então, que tal roubar uma horinha para mergulhar na leitura de um bom livro e assim dilatar o seu tempo de vida? Nesse vídeo eu dou algumas dicas de livros que você pode ler em uma hora ou menos.

rodape-blog

2 comentários sobre “Ninguém tem tempo para ler. Isso é fato! Será?

  1. Otavio D'Elia disse:

    Estou encantado com a biblioterapia Carla! Fiz vários grupos de leitura mas esse formato é muito interessante. Como psicanalista tenho pensado muito nos efeitos de uma boa leitura e sua proposta é cativante. Gosto muito da ideia da leitura de de contos: Machado, Clarice, Guimarães Rosa, Julio Cortazar e muitos outros. Vou tentar participar do curso em São Paulo mas está dificil. Mas continuo seguindo no Facebook! Sucesso!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s