“Minha filha, você vai ensinar as pessoas a fazerem o seu trabalho?”

Logo que eu terminei o mestrado e decidi que queria compartilhar o meu conhecimento sobre a Biblioterapia e ensinar as pessoas a utilizarem o potencial terapêutico da literatura, minha mãe me questionou: “Mas, minha filha, você vai ensinar as pessoas a fazerem o seu trabalho?”. Na época respondi sem pensar muito que sim, que era isso que eu queria fazer.

Continuar lendo

A literatura e o Ser mais humano

Às vezes me pego pensando que o ser humano é um animal tão antigo, já vivenciou tantas transformações nesse planeta e permanece aí desafiando cada vez mais a própria espécie. Fico pensado o que contribuiu e o que contribui para o humano se manter presente. Sei que a ciência e a tecnologia são parceiras nessa empreitada de sucesso, especialmente na área da saúde. E sei também que a arte é quem está no outro prato da balança. E dentre todas as formas de arte, gostaria de destacar o papel da literatura nessa caminhada do ser.

Continuar lendo

Dose de Leitura – A literatura como remédio

A ideia de que a literatura se configura como um “bálsamo medicinal” (palavras da Clarissa Pinkola Estés) não é nova. Mas, cada vez mais essa virtude das histórias vem ganhando luz nas mais diversas áreas. E uma obra de um escritor brasileiro que contempla muito bem essa temática é o livro ‘A literatura como remédio: os clássicos e a saúde da alma’, de Dante Gallian.

Continuar lendo